O site do jornal Folha de São Paulo destacou, nessa quinta-feira (23), a disputa política na Paraíba entre Lucélio Cartaxo (PV) e João Azevêdo (PSB).
De acordo com a Folha, João Azevêdo e Lucélio Cartaxo são ‘coadjuvantes’ na briga pelo Palácio da Redenção e lembra que eles já foram do mesmo agrupamento político.
Confira matéria
Disputa entre coadjuvantes marca eleição na Paraíba
O farmacêutico Lucélio Cartaxo (PV), 54, irmão gêmeo do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), e o engenheiro e professor universitário João Azevêdo (PSB), 65, técnico que comandava uma super-secretaria na gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB), travam o principal embate eleitoral.
Até março deste ano, era grande a probabilidade de Luciano Cartaxo deixar a prefeitura para concorrer ao governo. Cogitava-se também a possibilidade de Coutinho tentar uma vaga no Senado.
Os dois, que estiveram no mesmo palanque em 2014 na reeleição do governador pessebista e romperam dois anos depois durante as eleições municipais, desistiram da disputa em 2018 e resolveram fazer suas apostas.
Há três grandes máquinas atuando nas eleições. Azevêdo conta com o empenho do Palácio da Redenção (sede do Governo da Paraíba) e Lucélio tem o apoio das prefeituras de João Pessoa e de Campina Grande, dois principais colégios eleitorais paraibanos.
Os irmãos gêmeos já foram do PT. Em 2014, Lucélio tentou se eleger senador na chapa majoritária de Ricardo Coutinho . Um ano depois, Luciano e Lucélio migraram para o PSD e, posteriormente, para o PV.
Em 2016, Coutinho lançou para a Prefeitura de João Pessoa a então secretária de Desenvolvimento Humano de sua gestão, Cida Ramos, que acabou derrotada por Luciano.
Nos bastidores da política paraibana, a piada é que os chefes do Executivo estadual e municipal podem ter exatamente o mesmo rosto a partir de 2019. Em campanhas anteriores, era comum os dois irem simultaneamente a lugares diferentes.
Na disputa paraibana, há ainda uma terceira força: o senador José Maranhão (MDB), 84, que já governou o estado por três vezes e espera se beneficiar da troca de acusações entre os candidatos Cartaxo e Azevêdo. Ele aposta também no “recall” de campanhas passadas.
Disputam ainda o Governo da Paraíba a professora de ensino fundamental Rama Dantas (PSTU), 48, e o assistente social Tárcio Teixeira (PSOL), 40.
MaisPB com Folha
0 comentar:
Postar um comentário
obrigado e comente sempre