Autoridades colombianas informaram nesta terça-feira (29) que ao menos 75 pessoas podem ter morrido durante a queda de um avião na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia.
Entre as vítimas, estava a delegação da Chapecoense e jornalistas brasileiros. O time disputaria nesta quarta (30) a primeira partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.
A informação foi inicialmente divulgada pelo general José Acevedo Ossa,
membro da polícia local e responsável pelo resgate, e foi posteriormente
confirmada pelo prefeito de Medellín Federico Guitiérrez Zuluaga.
Contudo, as autoridades colombianas ainda não localizaram todos os
corpos, por isso, pode haver alteração no número de vítimas.
O voo da empresa Lamia, proveniente da Bolívia, transportava 9
tripulantes e 72 passageiros. Ao menos 22 jornalistas da Fox TV, da
Globo, RBS e rádios estavam no voo. As autoridades colombianas
informaram que havia seis sobreviventes -um não teve o nome divulgado.
Entre os sobreviventes estão: o jornalista Rafael Hensel da rádio Oeste
Capital, os jogadores Alan Luciano Ruschel, Jackson Ragnar Follmann,
Marcos Danilo Padilha e um tripulante Ximena Suárez. Eles foram
encaminhados para hospitais da região, alguns em estado grave.
- Renan Calheiros lamenta acidente aéreo na Colômbia
Em comunicado, o presidente do Senado, Renan Calheiros, lamentou o acidente aéreo na Colômbia com a equipe da Chapecoense.
- Veja a lista de passageiros do avião que caiu na Colômbia
A Aeronáutica Civil da Colômbia divulgou nesta terça-feira (29) a lista com os nomes das 81 pessoas que estavam a bordo do voo que caiu na Colômbia. Entre os passageiros estavam os jogadores do Chapecoense, convidados e 22 jornalistas, além de nove tripulantes.
Reprodução - Atletas lamentam nas redes sociais acidente com avião
Jogadores como Neymar, Casillas e Casemiro usaram as hashtagas #ForçaChape e #Chape, que estão entre as mais utilizadas, para prestar solidariedade.
- Avião da Chapecoense voava abaixo da velocidade normal durante a queda
A Aeronave Avro RJ85, da LAMIA, que caiu na Colômbia deixando 76 mortos e que transportava o time do Chapecoense, estava em baixa velocidade no momento da queda.
Segundo o sistema de acompanhamento de aeronaves FlightRadar, no momento em que a aeronave deixou de emitir sinais, ela voava com velocidade de 142 nós (263 km/h). Segundo o consultor em aviação Lito Sousa, uma velocidade tão baixa só é compatível com uma grande aproximação da pista de pouso, o que não era o caso. O avião estava a cerca de 30 km do aeroporto Internacional José Maria Córdova, em Rio Negro, ao lado da cidade de Medellín. - Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, se solidariza com mortos de acidente com time da Chapecoense
- Comandante da polícia diz que buscas seguem
Wilson Pardo, comandante do departamento da polícia local, afirmou à Folha que as buscas por vítimas nos destroços da aeronave continuam.
Divulgação/Policía Antioquia Imagens dos destroços de aeronave que transportava delegação da Chapecoense para Medellín; autoridades locais falam em 76 mortos - 'Hoje é um dia muito triste para o futebol', diz presidente da Fifa
O presidente da Fifa, Gianni Infantino, lamentou na manhã deste terça (29) o acidente aéreo com o avião da delegação da Chapecoense, que seguia para a disputa da final da Copa Sul-Americana. Segundo autoridades colombianas, 75 pessoas morreram na queda do avião nos arredores de Medellín.
- Centenas de torcedores cercam estádio da Chapecoense e rezam pai-nosso
A Arena Condá, casa da Chapecoense, começou a receber torcedores logo no início da manhã desta terça-feira (29) depois da notícia do acidente com o avião que caiu na Colômbia na madrugada. Entre as vítimas, estão os jogadores, dirigentes e jornalistas.
Por volta das 9h, mais de 500 pessoas, incluindo familiares das vítimas, acompanham angustiadas a movimentação no local. Quando um torcedor começa a rezar, ele é seguido por todos, em um pai-nosso, enquanto acompanham as notícias pelas internet.
Vestidos com a camisa do time, torcedores carregam bandeiras e deixam flores na porta do estádio.
0 comentar:
Postar um comentário
obrigado e comente sempre